
Oito deles são associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.
Você pode consultar os dados da sua cidade neste link disponibilizado pela Agência Pública no projeto “Por Trás dos Alimentos”
O Alacror : Detectado em 3 testes.
O herbicida está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Perigoso. O alacloro é classificado pela União Europeia como uma substância com evidências de causar distúrbios endócrinos, que afeta o sistema hormonal. Os sintomas da exposição ao agrotóxico são náusea, vômito e enjôo. Nos casos mais graves ocorrem colapso e coma.
Atrazina: Quatro detecções em 4 testes.
O herbicida está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Perigoso. A atrazina é classificada pela União Europeia como uma substância com evidências de causar distúrbios endócrinos, que afeta o sistema hormonal.
Clornado: Três detecções em 3 testes
O agrotóxico está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Perigoso. Já para a União Europeia, o pesticida é classificado como uma substância com evidências de causar distúrbios endócrinos, que afeta o sistema hormonal.
DDD+DDT+DDE Três detecções em 3 testes.
O agrotóxico está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Perigoso. O inseticida foi também classificado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) como provavelmente carcinogênico para humanos. Estudo encontraram associações positivas entre a exposição ao DDT ao câncer testicular e câncer de fígado. Houve também fortes evidências experimentais de que o DDT pode afetar os sistemas imunológico e sexuais
Glicosato: Três detecções em 3 testes
O herbicida, que é o agrotóxico mais vendido no Brasil, está na lista da Pesticide Actions Network avaliado como Altamente Perigoso. Ele é classificado como provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), entidade vinculada à Organização Mundial de Saúde.
Lindano: Três detecções em 3 testes.
O Lindano está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Perigoso. Já para a União Europeia, o pesticida é classificado como uma substância com evidências de causar distúrbios endócrinos, que afeta o sistema hormonal
Trifuralina: Três detecções em 3 testes.
O herbicida está na lista da Pesticide Action Network (PAN) avaliado como Altamente Tóxico. Já para a União Europeia, o pesticida é classificado como uma substância com evidências de causar distúrbios endócrinos, que afeta o sistema hormonal.
Diuron: Uma detecção em um teste realizado
O agrotóxico está na lista da Pesticide Action Network (PAN) classificado como Altamente Perigoso. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) avalia o Diuron como “reconhecidamente cancerígeno”.
Três deles são encontrados acimas dos níveis considerados seguro no Brasil. Considerando o níveis aceitáveis para União Europeia, este número sobe para 15.
Fonte: Blog Bahia / Portal do Cerrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário